terça-feira, 9 de setembro de 2008

Cultura Afro



Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena que se manifestam em diversos expressões como, por exemplo, a religião e a culinária. Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, foram os mais influenciados em virtude da migração dos escravos.
O Presidente da República do Brasil promulgou a lei nº 10.639 de 2003 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), passando a exigir que as escolas brasileiras de ensino
fundamental e médio incluíssem no currículo o ensino da história e cultura afro-brasileira.Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena que se manifestam ecomo, por exemplo, a religião e a culinária. Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, foram os mais influenciados em virtude da migração dos escravos.A música criada pelos afro-brasileiros é uma mistura de influências de toda a África com elementos da música portuguesa e, em menor grau, ameríndia, que produziu uma grande variedade de estilos.
A música popular brasileira é fortemente influenciada pelos ritmos africanos.
A cozinha brasileira deriva em grande parte da cozinha africana, mesclada com elementos da cozinha indígena e portuguesa. A culinária baiana é a que mais demonstra a influência africana nos seus pratos típicos como vatapá e moqueca. A feijoada é considerado o prato nacional do Brasil. É basicamente a mistura de feijões pretos e carne de porco. Começou, certamente, quando escravos negros tentaram reproduzir pratos típicos da culinária portuguesa da região do Porto que misturavam feijão branco com carne de porco.



RECEITAS!

- vatapá.





::: ARTESANATO :::


As estatuetas negras esculpidas em ébano representam as manadas em miniaturas de elefantes, rinocerontes, hipopótamos e leões, e as máscaras utilizadas em rituais tribais, comuns no continente africano, estarão expostas. Os instrumentos de percussão usados na música são também peças que estarão à venda no Africando Itinerante. A moda africana estará presente nas batas, camisas, chapéus e em resistentes tecidos africanos, como o "ñjaxas" feitos de fibras vegetais. Os acessórios são feitos com matérias-primas naturais, que vão desde o coco, búzios, miçangas ao couro, entre outros.









Nenhum comentário: